A equipe Estrela do Oriente foi criada no dia 12 de março de 1987, pelo Prof. Rui Diniz Ferreira, até então ‘faixa roxa’ aluno da equipe Leão Dourado, que era coordenada pelo Professor Hilton Leão Dourado, hoje mestre.

 

O contexto daquela época era de propagação do esporte em Belo Horizonte, e a FMJJ (Federação Mineira de Jiu-Jitsu), incentivava vários praticantes de outras artes marciais entre atletas ainda em graduação a montarem suas próprias equipes para disseminação do Esporte. Desta maneira, a Estrela é a número 15 registrada na FMJJ, e o professor Rui Diniz Ferreira é o faixa Preta 034, também, pela FMJJ.

 

A primeira sede da Associação Esportiva Estrela do Oriente localizava-se na R. Padre Pedro Pinto, nº 1405, no prédio comercial do Sr. Cirilo Diniz (tio do Prof. Rui), onde era conhecida por estar acima da Funerária Venda Nova. Com a área de treino de 27 m², além de aparelhos de musculação, a Estrela do Oriente iniciou seus trabalhos onde por várias vezes foi campeã mineira. Também participando de diversos campeonatos brasileiros interclubes, e graduando dezenas de faixas pretas.

 

Em 1998, após 11 anos de existência a Estrela mudou sua sede, e passou a atuar dentro da academia Planeta Corpo, localizada na R. José Anselmo Nascimento, nº 63, com área de treinamento de 60 m², continuou sua história de conquistas formando várias faixas pretas e conquistando troféus.

 

Em 2003, por circunstâncias adversas, a Estrela teve que mudar novamente sua sede. Realizando um dos grandes sonhos do Prof. Rui Diniz, a equipe transferiu-se para o endereço atual, R. Luiz Ferreira de Araújo, nº 96. Ainda, com dependências improvisadas, os treinos continuaram acontecendo e a família Estrela tornou-se mais forte. Nesta época a área de treino era de 73 m², e era aberta e os fenômenos naturais atingiam interferiam diretamente nos treinos.

 

Após dois anos a Estrela mudou para atual instalação, ampliando sua área de treino para 180 m², tornando-se uma das maiores tatames de Belo Horizonte. Com a mesma determinação a equipe Estrela continuou conquistando e perseverando em sua filosofia esportiva, prezando sempre pelos valores de RESPEITO, TRADIÇÃO, DISCIPLINA, HIERARQUIA e COMPROMISSO. Efetivando o caráter humano e educativo das artes marciais.

 

“A Estrela é uma família”, e como líder desta família o Prof. Rui mantém com a mesma garra e empenho a formação de atletas e professores, praticantes do Jiu-Jitsu, sempre acreditando no esporte como ferramenta de transformação social, física e psíquica do indivíduo.

 

“Hoje é uma enorme felicidade ver os frutos deste trabalho, ter vários professores formados pela Estrela, e ensinando Jiu-Jitsu pela Estrela, dando continuidade a nossa missão” Rui Diniz Ferreira.

 

Associação Esportiva Estrela do Oriente  Jiu - Jitsu
© 2015 by Estrela do Oriente