Rui Diniz Ferreira nasceu em 1954, gêmeo de Rubens Diniz Ferreira, em Venda Nova, Belo Horizonte. Sendo o 12º filho de uma família de 14 irmãos. Criado em uma fazenda, em ambiente rural, não passando por nenhuma escola primária, começou com 7 anos já no ensino fundamental. E com muita dificuldade conseguiu avançar nos estudos, pois não teve uma base educacional. Estudou na Escola Estadual Santos Dumont.

 

Fez exame adimensional o Colégio Carmelita Veloso, não passou. Refez no ano seguinte e passou. Fez a 5º série do ensino fundamental (1º série ginasial) no Colégio Padre Lebrett. Com 12 anos iniciou no Judô, na academia Lutadores Unidos com o Prof. Isone, e também os professores: Marçal (clube judô de Divinópolis),  Nonato, Ditão, Taide, Prof. Mario Lúcio, Prof. Roberto (Ex. Pres. Da FMJ), Prof. Brandão (Ex. Pres. Da FMJ), Prof. Wilson Paulo, Prof. Adão Menezes entre outros que se localizava no Ed. Maia na R. Espírito Santo.

 

Na mesma época jogava futebol no Venda Nova Futebol Clube, nas posições de Lateral Esquerda e Ponta Esquerda. Finalizou o Ensino Científico em Técnico Contabilista no Padre Lebrett. O Terceiro Grau Estudou no Instituto Ieven. Com 16 anos, pela dificuldade de tempo por causa do trabalho e estudos transferiu os seus treinos de Judô para Academia Altameira, localizada na R. Itapecerica próximo ao Hospital Odilon Beres. Onde teve como seus professores: Prof. Céio Mariano, Lico, Prof. Luiz Otávio. Prof. Valdir, Simão, Virgílio. Onde permaneceu até a faixa verde de Judô.

 

Nesta época também competia no ciclismo pela Equipe do Cruzeiro. Após dois anos corria pela Equipe do CRESP.  Em 1979, após uma parada, voltou a disputar provas de ciclismo pela Pegeout. E, transferiu-se para Equipe Alterosa de Judô, onde localizava-se no SESC do Carlos Prates, conduzida pelo Prof. Mauro Lúcio irmão do Prof. de Jiu Jitsu Hilton Leão Dourado, onde após se tornarem amigos Rui Diniz iniciou sua caminhada no Jiu Jitsu, começando a treinar na Equipe Leão Dourado na Padre Eustáquio, que funcionava na Igreja São Francisco.

 

Em 1980, Rui Diniz foi graduado a faixa azul no Jiu-Jitsu, onde disputou vários campeonatos, dentre eles Campeonato Mineiro, Copa Rio Minas entre outros. Foi criada a Liga Brasileira de Jiu-Jitsu, onde teve vários cursos e encontros de Academias Mineiras e Cariocas. Neste mesmo ano o Rui Diniz casou com Maria Madalena.

 

Dentre 1980 e 1987 fez vários cursos, incluindo os diversos na área da massoterapia. Em 1981 teve sua primeira filha a Cyntia. Em 1982 teve seu primeiro filho Antônio Bernardo (Tony), onde retornou aos treinos mais intensos na Leão Dourado, e colaborou com o Prof. Hilton Leão, competindo e dando aulas.

Quando foi em 1987, aspirante à faixa marrom, em um ambiente de incentivo a formação de novas Equipes, Prof. Rui Diniz formou sua Equipe chamada Estrela do Oriente. Em 1990, teve o seu último filho, Rui Fernando. Após várias tentativas, em 2003 quando sua filha formou, Rui Diniz passou no vestibular para o mesmo curso de Educação Física o seu grande sonho, formando em 2007.

 

Hoje coordena a Equipe Estrela do Oriente, milita na Federação Mineira de Jiu-Jitsu e é membro do CONARS (Conselho que rege o Jiu-Jitsu no estado de Minas Gerais). Prof. Rui Diniz também exerce há muitos anos a massoterapia, sendo reconhecido também nesta área.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na virada do ano de 2014 para 2015 Professor Rui Diniz Ferreira obteve por mérito e reconhecimento, em uma transformação do Jiu-Jitsu Mineiro, por meio de um processo de valorização dos grandes Professores e Mestres que não medem esforços para o desenvolvimento do esporte no Estado O GRAU DE MESTRE, representado pela Faixa Coral (preta e vermelha) sendo motivo de incentivo e alegria de todos os atletas, professores da Estrela do Oriente!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Associação Esportiva Estrela do Oriente  Jiu - Jitsu
© 2015 by Estrela do Oriente